Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

FIP pede mobilização dos farmacêuticos para mitigar impactos da poluição do ar na saúde

09 Setembro 2021
FIP pede mobilização dos farmacêuticos para mitigar impactos da poluição do ar na saúde
A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) afirmou, esta semana, que os farmacêuticos deverão ter maior liberdade profissional para contribuir para a melhor gestão das doenças respiratórias nas comunidades. A expansão das funções dos farmacêuticos na mitigação das ameaças à saúde causadas pela poluição do ar está entre as várias ações descritas numa campanha da FIP, para assinalar o Dia Internacional do Ar Limpo para o Céu Azul das Nações Unidas.
A campanha é baseada nas prioridades identificadas pela mesa redonda de especialistas organizada pela FIP em colaboração com o The Clean Breathing Institute (TCBI) no início deste ano. "A poluição do ar é uma das 10 principais ameaças à saúde global, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, com efeitos nocivos que se manifestam em cancro, derrames, alergias, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e asma, entre outras condições graves. A FIP acredita que os farmacêuticos, no coração das comunidades e posicionados de forma única para fazer a triagem e gerir pessoas com sintomas e doenças respiratórias, têm o potencial de causar um grande impacto nos resultados de saúde ”, disse a CEO da FIP, Catherine Duggan.

A "call to action" da FIP recomenda que os serviços farmacêuticos identifiquem e reduzam fatores de risco, como a cessação tabágica, educação sobre higiene nasal e otimização da técnica inalatória para doentes com DPOC ou asma, além de serviços que fazem a triagem de hesitação vacinal e vulnerabilidade social.

"Neste apelo à ação, a FIP deixou claro o seu compromisso em defender a redução da poluição do ar como uma medida de saúde e apoiar os farmacêuticos e as suas organizações nacionais para fornecer melhores serviços de saúde respiratória primária. A nossa profissão deve estar mobilizada para atuar neste importante tema”, acrescentou Catherine Duggan.

Esta semana também é a Semana do Ar Limpo (6 a 10 de setembro) e a FIP convida os farmacêuticos individuais a comprometerem-se com as principais ações descritas na "call to action" da FIP.

Saiba mais sobre a campanha aqui.