FIP quer diminuir diferenças na ciência, prática e educação farmacêutica em todo o mundo

25 Setembro 2019
“One FIP” é o título da estratégia anunciada pelo presidente da Federação Internacional Farmacêutica, Dominique Jordan, durante a abertura do 79.º Congresso Mundial de Farmácia e Ciências Farmacêutica, que decorre até dia 26 de setembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Para a organização, os farmacêuticos das diferentes áreas desempenham um papel fundamental no acesso aos medicamentos, pelo que se “devem adaptar aos novos desafios e assumirem-se como parceiros e parte integrante dos sistemas de saúde”.

"O século XXI será o século dos farmacêuticos”, disse o presidente da FIP, destacando o papel ativo que estes profissionais podem assumir nas dez ameaças à saúde mundial identificadas pela Organização Mundial de Saúde.

A nova estratégia anunciada pelo responsável da FIP tem associados os Objetivos de Desenvolvimento Globais, sustentados em referenciais e na mais recente evidência e estão relacionados com a força de trabalho farmacêutica, com novos serviços farmacêuticos, com as necessidades dos doentes e dos cidadãos e com a inovação na ciência e prática farmacêutica.

"A FIP tem a ambição de liderar o desenvolvimento de um enquadramento humanitário, afirmou ainda o Presidente Dominique Jordan.

Na véspera da cerimónia de abertura, teve lugar o Council Meeting da FIP, a sua Assembleia Geral, que ratificou a adesão das associações-membro representativas dos farmacêuticos da Bulgária, Haiti, Kuwait, Malásia e Iémen, e como membro observador a Confederação Internacional das Ordens dos Farmacêuticos Francófonos, entidade homóloga da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP).

O Council Meeting da FIP aprovou também declarações relacionadas com o apoio aos cuidadores informais, com as doenças não transmissíveis e com os autocuidados. A reunião abordou também os relatórios publicados no decorrer do corrente ano, intitulados "Mobile health report”, "FIP Vaccination toolkit” e "Draft reference paper on the role of pharmacists in patient safety.”