III workshop PEP dedicado aos estágios do MICF

12 Dezembro 2018
III workshop PEP dedicado aos estágios do MICF
A Plataforma Ensino-Profissão (PEP) voltou a reunir profissionais e académicos para mais um workshop, desta feita dedicado ao tema dos estágios. Os representantes das instituições de ensino superior que lecionam o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), dos Colégios de Especialidade e Grupos Profissionais da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e das associações setoriais, analisaram as diferentes linhas de orientação para os estágios curriculares e debateram propostas concretas para uma maior homogeneidade entre faculdades, bem como para uma maior adequação ao mercado de trabalho e às necessidades dos cidadãos e sistema de saúde.

O evento iniciou-se com uma intervenção do presidente da Secção Regional do Norte da OF, Franklim Marques, que, na qualidade de anfitrião deste terceiro workshop, lembrou que os estágios em diferentes áreas da profissão são uma componente extremamente importante para assegurar as competências dos farmacêuticos.

A coordenadora da PEP, Margarida Caramona, fez uma retrospetiva sobre as atividades desenvolvidas pela Plataforma, desde o lançamento da ideia por parte bastonária, em julho de 2016, até à realização deste workshop. Foram ainda apresentadas algumas atividades planeadas, caso a Direção Nacional entenda manter no próximo mandato a linha de trabalho desenvolvida até ao momento.

O coordenador do Observatório da Empregabilidade no Setor Farmacêutico, Carlos Afonso, fez também um ponto de situação sobre o inquérito promovido pela OF, revelando que os resultados serão divulgados brevemente, após apreciação da Direção Nacional.

Ao longo do dia, as nove instituições de ensino foram apresentando os seus programas de estágios. O Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar e o Grupo Profissional de Farmácia Comunitária apresentaram depois algumas propostas concretas para melhorar estes estágios, que foram depois comentadas pela Associação Nacional das Farmácias, Associação das Farmácias de Portugal, Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares e Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia.

A PEP é uma estrutura consultiva da Direção Nacional da OF, que tem como missão refletir sobre a qualidade e a atualidade do ensino de Ciências Farmacêuticas, na perspetiva da integração das diversas áreas de intervenção profissional. Este conselho procura responder ao desafio de aproximação entre o ensino e a prática profissional.

No primeiro workshop organizado pela PEP, no dia 24 de março, as várias instituições de ensino apresentaram os respetivos planos curriculares, a evolução do número de alunos, a empregabilidade e a oferta pós-graduada. Os profissionais apresentaram, por sua vez, os principais desafios que cada área de exercício da profissão farmacêutica atravessa e que tipo de oferta formativa poderá colmatar as carências dos profissionais nos diferentes setores de atividade.

No segundo workshop, realizada a 20 de setembro, os representantes das faculdades, dos Colégios de Especialidade e Grupos Profissionais da OF debateram as metodologias de ensino, com apresentações de Andreia Bruno, sobre o modelo adoptado pela Universidade de Monash, e outras faculdades australianas, e de Diogo Capítulo, sobre os resultados do inquérito realizado pela Associação Europeia de Estudantes de Farmácia (EPSA).