Inovação em urologia oncológica

05 Março 2024
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) integrou a mesa-redonda sobre o “Acesso à Inovação em Oncologia”, integrada no XXIX Workshop sobre “Urologia Oncológica, organizada pelo Grupo Português Genito-Urinário, nos dias 1 e 2 de março, na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

A sessão foi presidida pelo chairman do GPGU, Fernando Calais da Silva, e contou com a participação do diretor do Serviço de Oncologia da Unidade Local de Saúde Lisboa Norte, Luís Costa, e do professor e investigador da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Pita Barros.

Entre os temas em debate estiveram o acesso à inovação terapêutica em oncologia e, de um modo especial, no cancro urotelial, uma das áreas com menor melhoria de sobrevida nos últimos 30 anos. Ao longo desta sessão, foi também analisado o impacto da inovação na qualidade de vida das populações e a disparidade dos resultados clínicos em função da localização dos tumores.

O financiamento e os encargos da inovação terapêutica para os sistemas de saúde são uma das preocupações transversais a todos os países e representam um desafio ético para garantir o acesso à novas terapêuticas pelos doentes.