Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Nota de pesar pelo falecimento de João Poiares da Silva

11 Junho 2021
Nota de pesar pelo falecimento de João Poiares da Silva
João Manuel Poiares da Silva, 77 anos, faleceu esta quarta-feira, dia 9 de junho, em Coimbra.

Licenciado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em 1967, doutorado em Farmácia, na especialidade de Microbiologia e Parasitologia, e especialista em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) desde 1975, João Poiares da Silva ocupou vários cargos nos órgãos sociais da instituição que representa a profissão farmacêutica em Portugal.

Foi presidente da Mesa da Assembleia Regional de Coimbra, entre 2001 e 2007, vogal da direção da Secção Regional de Coimbra, entre 1986 e 1989, e membro do Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas, entre 1994 e 2007, órgão a que esteve sempre bastante ligado, tendo feito parte do primeiro júri nomeado pela Direção Nacional para atribuição do título de especialista, em 1981.

Envolveu-se também nos trabalhos de várias outras organizações profissionais e científicas. Foi presidente do Conselho Coordenador Científico da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos, secretário da direção da Sociedade Portuguesa de Microscopia Eletrónica e Biologia Celular, sócio-fundador da Sociedade Portuguesa de Parasitologia, membro da Comissão Científica da Associação Espanhola de Farmacêuticos Analistas, do Conselho Científico-Cultural da Universidade de Coimbra (UC) e da Assembleia da UC, eleito em 1998.

Foi coordenador do Grupo da Microbiologia no Conselho Científico do Centro de Estudos Farmacêuticos da UC e docente de várias disciplinas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra – Parasitologia, Parasitologia e Micologia Aplicadas, Microbiologia e Imunologia, Higiene e Saúde Pública, Microbiologia Clínica Laboratorial. Foi o primeiro docente da disciplina de Parasitologia entre as faculdades de farmácia portuguesas.

Após o cumprimento do serviço militar obrigatório, em Timor, regressou à Lousã, sua terra natal onde, em novembro de 1973, com a colaboração da sua mulher, instalou um laboratório privado de análises clínicas que, além de apoiar os lousanenses e os clínicos locais, permitia, como tinha preconizado, efetuar alguma investigação aplicada as realidades sanitárias da região.

Desde muito novo aprendeu a ser lousanense e a colaborar no associativismo local. Além de acompanhar o seu pai no apoio aos corpos sociais do Clube Desportivo Lousanense, de que mais tarde foi diretor, teve também uma participação ativa em outras associações locais. Fez parte durante nove anos da Santa Casa da Misericórdia da Lousã, primeiro como presidente da Assembleia Geral e depois provedor e membro da respetiva mesa.

Integrou a Mesa da Irmandade de Nossa Senhora da Piedade e foi cofundador, em 1967, do jornal "Trevim", do qual foi diretor entre 2003 e 2007. Foi também cofundador e membro dos órgãos sociais Cooperativa Trevim, tendo colaborado nas emissões experimentais da Rádio Trevim e integrado o seu conselho editorial.

O vasto percurso académico, profissional, cívico e empresarial de João Poiares da Silva são uma referência para os farmacêuticos, num reconhecimento formal traduzido na atribuição da Medalha de Honra da OF, em 2012.

A Ordem dos Farmacêuticos e o seu Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana manifestam o mais sentido voto de pesar pelo falecimento do ´Professor Poiares´, endereçando à família e amigos os mais sentidos pêsames.