Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Nova plataforma para comunicação de resultados dos autotestes

21 Maio 2021
A Task Force responsável pelo Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2 em Portugal anunciou a disponibilização do formulário eletrónico para registo dos resultados dos autotestes ao novo coronavírus, tal como estava previsto na regulamentação do regime excecional de utilização destes autotestes.

A Estratégia Nacional de Testagem assenta em três eixos fundamentais: a testagem dirigida, que visa o rastreio da doença em contextos comunitários ou ocupacionais; a testagem programada, em contextos de risco muito elevando, junto de populações vulneráveis e unidades de cuidados de saúde; e a testagem generalizada, onde se incluem os rastreios a utentes assintomáticos em unidades de saúde e os autotestes disponibilizados em farmácias e locais de venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica.

A regulamentação do regime excecional para estes autotestes (Portaria n.º e Circular Informativa) estabelece que os resultados devem ser comunicados diretatmente por contacto telefónico com a Linha SNS24 (808 24 24 24) ou através do preenchimento do formulário eletrónico agora disponibilizado em https://covid19.min-saude.pt/.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que coordena os trabalhos da Taks Force, esclarece os autotestes "não se destinam a indivíduos sintomáticos ou com exposição conhecida a SARS-CoV-2”. Mesmo que o façam, "devem contactar sempre o SNS24, independentemente do resultado”.

Do mesmo modo, os indivíduos assintomáticos com resultado positivo ou inconclusivo devem privilegiar o reporte através de contacto telefónico ao SNS24. "Em caso de ausência de reporte, será enviada uma ‘SMS’ a solicitar esse contacto”, acrescenta.

"O resultado obtido por autoteste SARS-CoV-2 não dispensa a adoção das medidas de prevenção e controlo de infeção, nem a orientação de um profissional de saúde sempre que necessário”, refere ainda o comunicado.