Novo referencial para a qualificação dos farmacêuticos em testes rápidos

11 Dezembro 2018
Novo referencial para a qualificação dos farmacêuticos em testes rápidos
A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) aprovou o Modelo de Formação da Qualificação Farmacêutica em Testes Rápidos, após parecer prévio positivo do Conselho de Qualificação e Admissão, que assegura a capacitação dos farmacêuticos para a realização de testes point of care de rastreio de infeções por VIH, VHC e VHB nas farmácias comunitárias e laboratórios de análises clínicas ou de patologia clínica.

O referencial agora aprovado define o conteúdo programático e aptidões a adquirir na formação necessária para qualificação dos farmacêuticos para prestação deste serviço nas farmácias comunitárias e laboratórios de análises clínicas ou de patologia clínica, criando assim condições para que as entidades formadoras, e a própria OF, possam organizar ações de formação neste domínio.

O conteúdo, estrutura e objetivos programáticos gerais destas ações de formação permitem também aos farmacêuticos responder às questões dos utentes e disponibilizar informação apropriada e cientificamente válida sobre as infeções por VIH, VHB e VHC, assim como mensagens de prevenção e redução de riscos e minimização de danos.

Consulte em baixo a documentação associada à prestação deste serviço nas farmácias comunitárias e nos laboratórios de análises clínicas ou de patologia clínica.

Modelo de Formação da Qualificação Farmacêutica em Testes Rápidos