Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

OF ACOLHE NOVOS FARMACÊUTICOS

05 Março 2024
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) vai assinalar o início da atividade profissional de centenas de novos farmacêuticos e a conclusão da especialidade dos novos farmacêuticos especialistas.

 

Cerimónia de Compromisso Farmacêutico, agendada para este sábado, dia 9 de março, a partir das 15:00 horas, no Auditório do Pólo de Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra, reúne farmacêuticos de várias gerações para reafirmar o seu compromisso com os princípios e valores da profissão farmacêutica, através da leitura do Juramento Farmacêutico, da entrega da Carteira Profissional e do diploma do título de Farmacêutico Especialista.

Mais do que celebrar o início do percurso profissional de cada farmacêutico, o momento assume particular relevância pela oportunidade para apoiar os novos colegas nesta sua entrada no meio profissional, com conhecimentos e conselhos que só os colegas mais experientes são capazes de transmitir.

No ano passado, a OF registou a inscrição de 624 novos farmacêuticos, a grande maioria recém-diplomados por uma das dez instituições de ensino superior que lecionam o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, mas também farmacêuticos que concluíram o curso há mais anos, e que agora se inscreveram na OF, ao abrigo do programa extraordinário que vigou até final do ano.

De um universo de mais de 20 mil farmacêuticos registados em Portugal, mais de 75% concluíram a sua formação superior e inscreveram-se na OF a partir do 2000, o que evidencia uma profissão jovem, em que mais de 65% dos seus membros têm menos de 45 anos de idade.

A OF vai também distinguir os farmacêuticos que concluíram a especialidade durante o ano de 2023, entregando-lhes o diploma que assinala a especialização em uma das seis áreas de especialidade farmacêutica. No ano passado, a OF atribuiu o título de especialista a 44 novos farmacêuticos especialistas – 25 em Farmácia Comunitária, 10 em Indústria Farmacêutica e 9 em Assuntos Regulamentares.

Atualmente, existem mais de três mil farmacêuticos especialistas (3.178) nas áreas das Análises Clínicas, Assuntos Regulamentares, Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Indústria Farmacêutica e Genética Humana.