Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

OF e AFP analisam atividade nas farmácias comunitárias

12 Janeiro 2023
OF e AFP analisam atividade nas farmácias comunitárias
A atividade dos farmacêuticos nas farmácias comunitárias está em permanente evolução, como resultado do progresso científico e tecnológico e dos desenvolvimentos políticos e legislativos, que alargam a sua intervenção a novos domínios. Em reunião realizada na Ordem dos Farmacêuticos (OF), o bastonário e a presidente da Associação de Farmácias de Portugal (AFP), Isabel Cortez, partilharam perspetivas sobre o desenvolvimento de novos serviços farmacêuticos, como a dispensa em proximidade de medicamentos hospitalares ou a renovação da terapêutica a doentes crónicos.

Helder Mota Filipe descreveu as iniciativas em curso na OF para desenvolver o acesso dos farmacêuticos em atividades assistenciais às plataformas de dados em saúde, condição que considera essencial para a prestação de serviços farmacêuticos segundo os mais rigorosos critérios de qualidade e segurança.

Os dirigentes da OF e da AFP analisaram também a conjuntura atual de escassez e ruturas de alguns medicamentos, situação que se tem vindo a agudizar com o prolongamento do conflito na Ucrânia, com a crise energética e com o regime de formação de preços em vigor no nosso país.