Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

OF e APAC discutem prioridades para as análises clínicas

05 Fevereiro 2024
OF e APAC discutem prioridades para as análises clínicas
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, e o presidente da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC), Jorge Nunes de Oliveira, estiveram reunidos este fim-de-semana, no Porto, à margem das XXIII Jornadas Científicas de Análises Clínicas, organizadas pelo Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana. Os dirigentes de ambas as organizações analisaram a nova estratégia da OF para as áreas das Análises Clínicas e da Genética Humana.

O bastonário e o presidente da APAC estiveram acompanhados pelos membros das respetivas direções, Rui Pinto, membro da Direção Nacional da OF, e Daniel Barreira, da direção da APAC.

A nova estratégia da OF para as áreas das Análises Clínicas e da Genética Humana foi o tema central deste encontro, sendo reconhecida a necessidade de novas ações para valorização e aumento da atratividade desta área profissional junto dos novos farmacêuticos.

Em análise, estiveram também alguns aspetos relacionados com a internalização das análises clínicas nas novas Unidades Locais de Saúde, que ameaçam a sustentabilidade económica e a qualidade do serviço que vem sendo prestado por pequenos e médicos laboratórios independentes, que, ao longo de várias décadas, vêm assegurando um serviço de proximidade particularmente relevante para as populações mais isoladas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Jornadas confirmam vitalidade das análises clínicas e genética humana | LER MAIS...
OF e AEFA assinam protocolo de colaboração | LER MAIS...