Ordem estreita relações com sector da Distribuição Farmacêutica

29 Março 2022
Ordem estreita relações com sector da Distribuição Farmacêutica
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, visitou hoje o armazém de distribuição de medicamentos da Botelho & Rodrigues, em Carnaxide, nos arredores de Lisboa, numa manhã dedicada à Distribuição Farmacêutica que o levou também à sede da ADIFA - Associação de Distribuidores Farmacêuticos, em Oeiras. “A distribuição farmacêutica tem vindo a garantir um serviço essencial ao país, sobretudo em períodos de crise e em emergências de saúde pública, como são os casos da COVID-19 e da guerra na Ucrânia”, destacou o representante dos farmacêuticos. Para o bastonário, a elevada complexidade desta atividade, justificam um debate interno sobre o seu desenvolvimento como especialidade farmacêutica.

A primeira ronda do bastonário da OF pelo setor da Distribuição Farmacêutica iniciou-se com uma reunião na ADIFA, onde foi recebido pelo presidente da associação, Nuno Flora. Os dois responsáveis analisaram o papel fundamental dos distribuidores no circuito do medicamento.

"O reconhecimento do serviço de interesse público desta atividade por parte do representante máximo dos farmacêuticos em Portugal é para nós da maior importância", destacou o presidente da ADIFA, salientando o esforço das empresas representadas para "continuar a assegurar diariamente o fornecimento atempado e adequado de medicamentos e outras tecnologias de saúde em qualquer região do território nacional", sobretudo num quadro de crise de saúde pública, a que se soma agora uma crise energética.

O bastonário realçou também a capacidade de adaptação do setor a estas novas realidades, desenvolvendo "mecanismos para assegurar o abastecimento regular do mercado português, minimizando ruturas e evidenciando uma robustez assinalável", acrescentou.

Em análise durante esta reunião esteve ainda a participação dos farmacêuticos da distribuição em novos projetos de Saúde Pública, o reconhecimento dos distribuidores farmacêuticos enquanto infraestrutura crítica e entidades prioritárias, a colaboração conjunta setorial no esforço humanitário à população ucraniana e o impacto do aumento dos custos com combustíveis no abastecimento de medicamentos.

À chegada à Botelho & Rodrigues, o bastonário, o diretor nacional da OF, Rui Pinto, e o presidente da ADIFA foram recebidos pelo administrador, Mário Cajada e pela farmacêutica diretora técnica, Marta Marques, que apresentaram as instalações da empresa e os principais desafios na gestão de cerca de 15.000 referências de medicamentos e produtos de saúde.

O representante dos farmacêuticos destacou também as exigências regulamentares e a complexidade da atividade farmacêutica no setor da distribuição, "uma área de conhecimento em permanente desenvolvimento, de elevada complexidade e que está a iniciar um percurso de especialização, à semelhança de outras áreas de intervenção da profissão farmacêutica".

Helder Mota Filipe abordou ainda o papel da distribuição na manutenção da reserva estratégica de medicamentos. "Alguns produtos devem ser apenas utilizados em situações de catástrofe, mas há um grande conjunto de medicamentos que devem integrar esta reserva estratégica que são utilizados todos os dias, pelo que não faz sentido ter enormes quantidades de medicamentos fechadas num armazém à espera de perder o prazo de validade", explicou.

Para o bastonário, a reserva estratégica de produtos com maior rotatividade deve estar no circuito da distribuição, que poderá aumentar o stock e escoar produtos, garantindo que os prazos de validade não são ultrapassados, "tal como acontece nas reservas estratégicas modernas", sublinhou.

O representante dos farmacêuticos deu ainda nota da disponibilidade do setor da distribuição para participar nas ações de ajuda humanitária à Ucrânia, materializada na entrega de uma grande quantidade de medicamentos de uso hospitalar para situações aguda e na gestão logística de medicamentos doados pelos portugueses nas farmácias.