Ordem promove Top Farmácia Hospitalar

26 Abril 2024
Ordem promove Top Farmácia Hospitalar
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) desafiou, este mês, os Conselhos de Administração das Unidades de Saúde Locais e Hospitais regionais a integrarem o estudo "TOP Farmácia Hospitalar".

O estudo permitirá a comparação de boas práticas entre unidades similares, identificando áreas de excelência e oportunidades de melhoria.

Esta iniciativa, que conta com a IASIST Portugal, empresa do Grupo IQVIA, como entidade responsável pela condução e execução do projeto, tem como objetivos promover a discussão sobre os indicadores de desempenho dos serviços farmacêuticos hospitalares, definir uma matriz que permita a avaliação e melhoria continua dos serviços e projetar a atividade farmacêutica hospitalar.

Com o trabalho desenvolvido nos últimos anos e o envolvimento do Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos, foi possível definir um conjunto de indicadores clínicos e de suporte (cpKPIs/saKPIs) relevantes e mensuráveis para monitorização e melhoria contínua dos serviços farmacêuticos hospitalares.

A Farmácia Hospitalar é uma componente essencial na atividade diária do hospital, sendo a sua performance um importante fator na garantia da qualidade dos cuidados de saúde prestados. Porém, a maioria das farmácias hospitalares apenas recolhe dados para efeitos de certificação, acreditação e outras situações internas, não existindo atualmente um sistema padrão a nível nacional que permita medir de forma quantitativa e objetiva a sua performance, no que toca às atividades desempenhadas pelos farmacêuticos hospitalares.

Esta iniciativa tem por base três grandes objetivos:

• Promover a discussão em torno da importância da existência de indicadores de desempenho que permitam a comparação da qualidade na prestação dos serviços prestados em diferentes Farmácias Hospitalares;
      • Sensibilizar e (re)conhecer o papel atual e futuro da Farmácia Hospitalar, definindo uma matriz de indicadores que permita a avaliação e melhoria contínua do seu desempenho em ambiente hospitalar;
      • Criar um evento público, a ocorrer no último trimestre de 2024, no qual serão distinguidos os Serviços Farmacêuticos Hospitalares que se destaquem.

Os serviços farmacêuticos que adiram a esta iniciativa, terão acesso a uma plataforma de preenchimento de dados, em linha com os indicadores definidos. Para o efeito, terão dois meses para o fazer, contando com o apoio de peritos nomeados pela Ordem dos Farmacêuticos.

Considerando a atual reorganização dos cuidados de saúde hospitalares e primários, acreditamos que o benchmark que nos propomos realizar é muito importante para a afirmação dos Serviços Farmacêuticos, não só para garantir um circuito do medicamento robusto, mas também para aumentar a visibilidade externa da importância da Farmácia Hospitalar.