Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

PGEU apela à intervenção dos farmacêuticos comunitários na vacinação contra a gripe

03 Setembro 2020
PGEU apela à intervenção dos farmacêuticos comunitários na vacinação contra a gripe
O Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) emitiu, esta semana, um comunicado a apelar à ação dos farmacêuticos comunitários na próxima época de vacinação contra a gripe.
A aproximação da gripe sazonal e o ressurgimento dos casos de Covid-19 em toda a Europa poderá representar uma enorme sobrecarga para os já sobrecarregados serviços de saúde. 

Assim, o PGEU reforça a urgência na implementação de campanhas de vacinação eficazes, de forma a prevenir hospitalizações, bem como apela às autoridades de saúde para que continuem e fortaleçam a colaboração com os farmacêuticos comunitários e organizações farmacêuticas, e integrem os farmacêuticos comunitários nas estratégias nacionais de vacinação.

"Ainda não podemos parar o coronavírus, mas podemos mitigar os efeitos prejudiciais de uma combinação de covid-19 e gripe sazonal nos sistemas de saúde nos próximos meses. Incentivamos fortemente os governos dos países a fazerem uso da rede amplamente acessível de farmácias comunitárias em toda a Europa, para colaborar em estratégias de imunização eficientes e ampliar as oportunidades de vacinação”, diz Duarte Santos, presidente do PGEU.

"Os farmacêuticos comunitários são profissionais de saúde altamente qualificados e são uma fonte de informações confiável. Podem desempenhar um papel fundamental na identificação de utentes em grupos de risco (idosos, pessoas com doenças crónicas, imunocomprometidos, etc.) e no aumento da confiança do público na vacinação”, continuou Duarte Santos. 

Leia aqui o comunicado do PGEU.