Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

PGEU publica documento de Boas Práticas sobre Farmácia “Verde” e Sustentável na Europa

11 Março 2021
PGEU publica documento de Boas Práticas sobre Farmácia “Verde” e Sustentável na Europa
Os farmacêuticos comunitários partilham as crescentes preocupações sobre os efeitos negativos que os medicamentos podem causar sobre o meio ambiente, e, como resultado, na saúde pública e animal. Como especialistas dos medicamentos, os farmacêuticos estão bem posicionados para aumentar a sensibilização ao público, promover o uso responsável do medicamento, incluindo a gestão correta dos medicamentos fora de uso, e prestar aconselhamento sobre a disponibilidade de medicamentos mais ecológicos e amigos do ambiente, quando essa informação está disponível. Além disso, é também vital que a rede de mais de 400.000 farmácias comunitárias na Europa esteja orientada e apoiada para ajudar a contribuir para um planeta mais saudável, tanto quanto possível.

A proteção do meio ambiente contribui para salvaguardar a saúde e a segurança das gerações futuras, e, ao mesmo tempo, os medicamentos desempenham um papel fundamental para garantir um alto nível de saúde pública. Este equilíbrio delicado precisa de ser alcançado entre o aumento da consciencialização pública e a adoção de abordagens políticas apropriadas para prevenir os potenciais efeitos negativos que os medicamentos podem causar no meio ambiente por um lado, e, por outro, o acesso a medicamentos seguros e eficazes com benefícios comprovados para a saúde pública.

 

Este documento descreve a contribuição que os farmacêuticos comunitários podem ter na promoção de um futuro mais "verde” e mais sustentável para a farmácia na Europa e apresenta uma visão geral das melhores práticas em curso no território europeu. O PGEU exige uma série de ações coordenadas que devem ser tomadas em diferentes níveis de políticas, nomeadamente nos países-membros da União Europeia em estreita colaboração com a Comissão Europeia e a Agência Europeia do Medicamento, e a própria Comissão Europeia.

 

O documento apresenta a contribuição de Portugal nas melhores práticas exercidas na Europa, nomeadamente através da Campanha da Ordem dos Farmacêuticos "Uso do Medicamento – Somos Todos Responsáveis”, e a iniciativa VALORMED.

 

Poderá aceder ao documento aqui.