Portugal aprova compra de 6,9 milhões de vacinas

20 Agosto 2020
Portugal aprova compra de 6,9 milhões de vacinas
António Costa afirmou hoje que Portugal autorizou a compra de 6,9 milhões de vacinas contra a covid-19, uma medida que resulta de uma coordenação entre países da União Europeia e à qual o Estado alocará 20 milhões de euros.
"A União Europeia (UE) coordenou uma aquisição conjunta para os diferentes países. Hoje, num Conselho de Ministros eletrónico, autorizámos a aquisição do primeiro lote de seis milhões e 900 mil vacinas. A UE selecionou seis das diversas vacinas que estão em desenvolvimento a nível mundial como as seis onde valia a pena investir", disse o Primeiro Ministro, que falava em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, numa visita ao centro hospitalar local.

O comunicado do Conselho de Ministros Extraordinário entretanto divulgado refere que a autorização para o investimento é de 20 milhões de euros e que desta forma "o Estado português se associa assim à aquisição de vacinas contra a covid-19 no âmbito do procedimento europeu centralizado".