Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Projeto da ARSLVT promove vacinação gratuita contra a gripe nas farmácias de Loures

08 Novembro 2018
Projeto da ARSLVT promove vacinação gratuita contra a gripe nas farmácias de Loures
As farmácias do concelho de Loures estão a administrar a vacina contra a gripe, de forma gratuita, a utentes acima dos 65 anos. O projeto-piloto desenvolvido com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) visa aumentar a cobertura vacinal nos grupos de risco, dando a possibilidade de vacinação gratuita nas farmácias, tal como acontece nos centros de saúde.

A secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, visitou hoje a Farmácia Ribeiro Soares, em Santa Iria da Azóia, uma das 37 farmácias do concelho de Loures que estão integradas no projeto-piloto da ARSLVT.

Raquel Duarte foi conhecer a iniciativa no terreno e assistir à assinatura do protocolo que formaliza este projeto-piloto, no qual participam, além da ARSLVT, a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (Adifa).

A vacina contra a gripe é administrada gratuitamente nos centros de saúde a pessoas a partir dos 65 anos. O serviço é também disponibilizado nas farmácias comunitárias, por farmacêuticos e profissionais devidamente qualificados para o efeito, mediante prescrição médica e com despesas a cargo do utente.

Com este projeto impulsionado pela ARSLVT, as farmácias aderentes do concelho de Loures vão colaborar na vacinação de utentes acima dos 65 anos.

O presidente da ARSLVT, Luís Pisco, explicou, em declarações à Lusa, que o projeto vai decorrer até final do ano, e admitiu que se os resultados demonstrarem mais-valia para a população poderá ser alargado a mais concelhos abrangidos pela ARSLVT.

A ARSLVT fornece as vacinas nas mesmas condições em que fornece aos Agrupamentos de Centros de Saude (ACES) da sua área de influência; as farmácias administram a vacina e promovem o seu registo nas plataformas eletrónicas; e os distribuidores aderentes asseguram o aprovisionamento das farmácias.