Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

PSD e CDS-PP querem investimentos nas farmácias hospitalares

05 Abril 2019
PSD e CDS-PP querem investimentos nas farmácias hospitalares
Os grupos parlamentares do PSD e CDS-PP apresentaram duas propostas de resolução para que o Governo proceda às necessárias contratações e investimentos nas farmácias hospitalares do Serviço Nacional de Saúde”. Os deputados sociais democratas e centristas solicitam que o Governo aprove a imediata contratação dos profissionais em falta nos serviços farmacêuticos hospitalares e que promova também a realização de obras de requalificação nos serviços que apresentam maiores necessidades, bem como a regulamentação e abertura de vagas para a residência farmacêutica.

Ambos os Projetos de Resolução recordam as denuncias da bastonária da Ordem dos Farmacêuticos e diretores de Serviços Farmacêuticos hospitalares sobre a falta de recursos nas farmácias hospitalares.

Referem, em particular, que a falta de farmacêuticos e outros técnicos compromete o funcionamento das farmácias hospitalares, dando como exemplo situações reportadas no Hospital de São João, no Hospital de Portimão e no Hospital de Gaia.

A proposta do CDS-PP realça que os serviços farmacêuticos hospitalares mantêm-se desde há três anos sem contratações de farmacêuticos, mesmo apesar da reposição das 35 horas semanais e lembram que há inúmeros profissionais em burnout, com milhares de horas a mais de trabalho extraordinário.

O CDS-PP questionou a ministra da Saúde na audição regimental realizada na semana passada, tendo recebido como resposta que "não há situações de insegurança em circunstância alguma.

O PSD afirma também que os múltiplos serviços farmacêuticos funcionam em espaços físicos desadequados e em instalações cada vez mais degradadas, pondo já em causa a segurança da farmácia hospitalar e mesmo a própria segurança dos doentes.

Lembram ainda os sociais democratas que se encontra por aprovar a regulamentação do internato farmacêutico.

As propostas de resolução do PSD e CDS-PP junta-se ao diploma apresentado também esta semana pelo Bloco de Esquerda, ambos a solicitar a intervenção do Governo para contratações e investimento nas farmácias hospitalares do SNS.

Consulte a Projeto de Resolução n.º 2092/XIII do CDS-PP e o Projeto de Resolução n.º 2102/XIII/4.ª do PSD.