Relatório do GT para a Dispensa de Proximidade de Medicamentos

19 Novembro 2020
O Infarmed colocou em Consulta Pública o Relatório Final do Grupo de Trabalho criado pelo Ministério da Saúde para avaliar e propor modelos de dispensa de medicamentos hospitalares num regime de maior proximidade.

O relatório distingue os aspetos relacionados com a transferência de medicamentos atualmente dispensados nos Serviços Farmacêuticos hospitalares para as farmácias comunitárias e a implementação de modelos de dispensa de medicamentos hospitalares num regime de proximidade, com recurso a hospitais de proximidade, cuidados de saúde primários, farmácias comunitárias ou no domicílio dos utentes.

Nestes termos, são apresentadas várias propostas de alterações legislativas que para definir um novo quadro regulamentar que concretize a transferência de determinados medicamentos para Farmácia Comunitária e as condições em que o novo serviço de dispensa de medicamentos em proximidade pode ser prestado.

A Ordem dos Farmacêuticos vai reunir o Conselho Farmacêutico Nacional no início do mês de dezembro para analisar as propostas apresentadas no Relatório agora divulgado.

Os farmacêuticos podem enviar os seus contributos e comentários até 30 de novembro para o endereço email direcao.nacional@ordemfarmaceuticos.pt.

Clique para consultar o Relatório "Projeto de Proximidade”.