Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

República Checa: investigação sobre erros na dispensação de medicamentos

20 Maio 2021
A Ordem dos Farmacêuticos da República Checa (ČLnK) divulgou recentemente os resultados de uma investigação entre farmacêuticos em toda a República Checa, que mostrou que mais de 99% dos farmacêuticos detetam pelo menos um erro de medicamento por mês. Mais de 2/3 dos farmacêuticos detetam um erro de medicamento pelo menos uma vez por semana durante a dispensa de medicamentos a utentes, e mais de 20% dos farmacêuticos envolvidos no estudo ​​evitam erros de medicação todos os dias.

Aplicando a consulta farmacêutica com os utentes, os farmacêuticos detetam erros de medicamentos de várias maneiras. A investigação mostrou que o erro medicamentoso mais comum (mais de 90%) é detetado pelo farmacêutico a partir da avaliação da prescrição ou de breves questões colocadas ao utente. 80% dos farmacêuticos também constataram que o utente foi questionado sobre um possível erro de medicamento na farmácia e, graças a uma consulta com o farmacêutico, foi possível preveni-lo antes da dispensa do medicamento. Cerca de 40% dos farmacêuticos detetaram um erro de medicamento após consultar o registo clínico do utente ou com base na comunicação não verbal do utente no ato da dispensa.

 

O espectro de possíveis erros de medicamentos é muito diverso. A investigação mostrou que os farmacêuticos são mais propensos a encontrar (incidência acima de 90%) uma forma de dosagem prescrita (por exemplo, trocar comprimidos por injeções) ou um erro de dosagem. Mais de 80% dos farmacêuticos detetam erros do utente causados ​​pelo uso incorreto ou sob a forma de dosagem incorreta do medicamento, que podem prejudicar a saúde do utente ou, pelo contrário, não seriam suficientemente eficazes. Frequentemente (em mais de 70% dos casos), os farmacêuticos também encontram duplicação (ou seja, prescrição ou toma do mesmo princípio ativo em medicamentos diferentes) ou com utentes que recebem o recibo eletrónico de outro utente.

 

A investigação também mostrou que mais de metade dos farmacêuticos detetou na sua prática todas as variantes de erros de medicamentos identificadas pelo questionário, que inclui a deteção de uso excessivo / abuso de medicamentos, ou, inversamente, a deteção de medicamentos desprescritos, mas não usadas pelos utentes.

 

Leia mais aqui.