Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Responsabilidade social e profissional

05 Janeiro 2024
Responsabilidade social e profissional
Quase dois terços dos farmacêuticos comunitários portugueses estão habilitados para administrar vacinas durante a presente campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19. Num universo de 11.000 farmacêuticos a trabalhar nas farmácias comunitárias, cerca 7.000 estão habilitados para administrar vacinas, um número que cresceu fortemente ao longo do ano que agora terminou, com perto de 2.000 novos profissionais com a Competência Farmacêutica em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis ativa.
Durante o ano de 2023, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) registou 1.890 novos farmacêuticos com a competência para administração de vacinas e medicamentos injetáveis, num total de 6.897 farmacêuticos habilitados para prestação do serviço no âmbito da Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe e COVID-19 no Outono/Inverno 2023-2024.

O número de farmacêuticos competentes cresceu cerca de 25% após a decisão de integrar as farmácias comunitárias na campanha de vacinação sazonal, num claro compromisso e contributo da profissão para a saúde pública e para o controlo das infeções virais associadas a esta época do ano.

Desde o início da campanha milhares de cidadãos têm vindo a ser vacinas nas farmácias todas as semanas, em absoluta segurança e sem que tenham sido reportados quaisquer incidentes. Em alguns períodos da campanha, registaram-se mais de 300 mil inoculações semanais e uma média superior a 30 mil vacinas por dia administradas nas farmácias comunitárias.