Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Três novas declarações políticas sobre intervenções profissionais

24 Setembro 2020
As organizações membro da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) aprovaram, em Assembleia Geral, três novas declarações sobre a segurança dos doentes, a escassez de medicamentos e a sustentabilidade dos serviços farmacêuticos ao nível dos cuidados de saúde primários, todos elas com a participação de farmacêuticos portugueses nos respetivos comités.
A reunião magna da maior organização internacional do setor farmacêutico ratificou também os resultados eleitorais para os órgãos da FIP – Chairman of the Board of Pharmaceutical Sciences (Ross McKinnon), FIPEd Chair (Ralph Altiere), FIP Vice President via BPS (Hiroshi Suzuki), FIP Vice President via BPP (Parisa Aslani) e Vice President of the Council Meeting (Manjiri Sandeep Gharat).

O Prémio Andre Bédat, a maior distinção da FIP na área da prática profissional, foi atribuído ao farmacêutico alemão Martin Schulz, enquanto o Prémio Kamal K. Midha, atribuído a membros da FIP que demonstraram uma liderança excecional nos campos da educação, da prática e da ciência, foi atribuído ao farmacêutico australiano William N. Charman.

A FIP distinguiu ainda oito farmacêuticos com o galardão de Fellow Award, destacando o seu contributo para a organização e para a liderança demonstrada ao longo dos anos.

Entre os prémios atribuídos às associações membro, a Associação de Farmácias Belga e o Conselho Farmacêutico de Espanha foram distinguidos com o prémio de desenvolvimento de prática profissional, pelo programa de melhoria da qualidade dos medicamentos manipulados em Farmácia Comunitária e pelo trabalho ao nível da adesão à medicação, respetivamente. O prémio de melhor campanha de saúde pública foi este ano entregue à Associação de Jovens Farmacêuticos da Nigéria, pela campanha de sensibilização na área da saúde mental.