Três novas declarações políticas sobre intervenções profissionais

24 Setembro 2020
As organizações membro da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) aprovaram, em Assembleia Geral, três novas declarações sobre a segurança dos doentes, a escassez de medicamentos e a sustentabilidade dos serviços farmacêuticos ao nível dos cuidados de saúde primários, todos elas com a participação de farmacêuticos portugueses nos respetivos comités.
A reunião magna da maior organização internacional do setor farmacêutico ratificou também os resultados eleitorais para os órgãos da FIP – Chairman of the Board of Pharmaceutical Sciences (Ross McKinnon), FIPEd Chair (Ralph Altiere), FIP Vice President via BPS (Hiroshi Suzuki), FIP Vice President via BPP (Parisa Aslani) e Vice President of the Council Meeting (Manjiri Sandeep Gharat).

O Prémio Andre Bédat, a maior distinção da FIP na área da prática profissional, foi atribuído ao farmacêutico alemão Martin Schulz, enquanto o Prémio Kamal K. Midha, atribuído a membros da FIP que demonstraram uma liderança excecional nos campos da educação, da prática e da ciência, foi atribuído ao farmacêutico australiano William N. Charman.

A FIP distinguiu ainda oito farmacêuticos com o galardão de Fellow Award, destacando o seu contributo para a organização e para a liderança demonstrada ao longo dos anos.

Entre os prémios atribuídos às associações membro, a Associação de Farmácias Belga e o Conselho Farmacêutico de Espanha foram distinguidos com o prémio de desenvolvimento de prática profissional, pelo programa de melhoria da qualidade dos medicamentos manipulados em Farmácia Comunitária e pelo trabalho ao nível da adesão à medicação, respetivamente. O prémio de melhor campanha de saúde pública foi este ano entregue à Associação de Jovens Farmacêuticos da Nigéria, pela campanha de sensibilização na área da saúde mental.