Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Unidade de Farmacovigilância lança estudo sobre efetividade dos materiais educacionais de fármacos teratogénicos

19 Dezembro 2023
Unidade de Farmacovigilância lança estudo sobre efetividade dos materiais educacionais de fármacos teratogénicos
A Unidade de Farmacovigilância de Lisboa, Setúbal e Santarém (UFLSS),sob coordenação do Infarmed, promove um estudo com o objetivo de avaliar a receção, conhecimento e utilização, pelos doentes e profissionais de saúde, dos materiais educacionais atualmente existentes para os fármacos Talidomida, Lenalidomida e Pomalidomida.

A talidomida e os seus análogos, como é o caso da lenalidomida e da pomalidomida, são fármacos incluídos no grupo farmacoterapêutico "Outros imunossupressores”, com indicação para utilização em monoterapia ou em terapêutica combinada com outros fármacos para tratamento de doentes diagnosticados com mieloma múltiplo e, no caso da lenalidomida, também para tratamento das síndromes mielodisplásicas, de linfoma de células do manto em recidiva ou refratário e de linfoma folicular previamente tratado (Grau 1-3). Apesar da eficácia terapêutica comprovada destes fármacos, existem alguns riscos associados à sua utilização, nomeadamente o risco de teratogenicidade.

Este risco condicionou a criação de um Plano de Prevenção da Gravidez (PPG) para alertar prescritores, farmacêuticos e doentes acerca da importância de não ocorrer uma gravidez ao longo do tratamento. Os materiais educacionais são formas de operacionalizar os PPG. Deste modo, torna-se importante avaliar o conhecimento e aplicação dos PPG, por parte dos intervenientes no circuito de prescrição, dispensa e utilização dos fármacos talidomida, lenalidomida e pomalidomida.

A UFLSS convida assim os farmacêuticos hospitalares participarem neste estudo até ao próximo dia 31 de dezembro através deste link.