Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Webinar de Atualização em Insuficiência Cardíaca

07 Agosto 2020
Webinar de Atualização em Insuficiência Cardíaca
O Webinar de Atualização em Insuficiência Cardíaca, organizado pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF), em parceria com a Novartis, decorreu nos que decorreu nos dias 9 e 10 de julho, numa plataforma online.

Esta sessão, no âmbito da Formação Contínua da SRSRA-OF, visou a atualização dos conhecimentos em Insuficiência Cardíaca focando o papel ativo do farmacêutico no seu aconselhamento. 

O primeiro dia de webinar, foi mais teórico, contando com a apresentação da doença, definição e fisiopatologia, que ficou a cargo de Diana Grangeia, Medical Advisor na Novartis Portugal, que abordou igualmente a epidemiologia e custos de carga. Analisaram-se os dados estatísticos associados, constatando-se que Portugal apresenta uma prevalência muito elevada,  4,36% (Homens - 4,33% e Mulheres - 4,38%), enquanto que a média nos países desenvolvidos se encontra entre os valores de 1-2%.  Diana Grangeia falou ainda, sobre o diagnóstico e monitorização dos doentes complementando a complexidade que esta doença apresenta.  

Ainda na primeira sessão, a Dr. Mónica Condinho farmacêutica na ACF-  Acompanhamento Farmacoterapêutico, Lda, apresentou o tratamento da Insuficiência Cardíaca e as diferentes classes terapêuticas utilizadas, focando os seguintes objetivos: melhorar o controlo de sintomascapacidade funcional e qualidade de vidaprevenir o número de hospitalizações associados a esta doença e reduzir a sua mortalidade.  Foi abordado o mais recente algoritmo de 2016 apresentado nas "Guidelines for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failureEuropean Heart Journal”. Quase a terminar a primeira sessão, a Dr. Mónica apresentou a combinação terapêutica do primeiro antagonista do recetor da angiotensina/inibidor da neprilisina (sacubitril/valsartan). Terminando assim com a importância da intervenção do farmacêutico na identificação de novos casosmonotorização e acompanhamento das pessoas com a doença garantindo a educação e promoção de estilos de vida saudáveis.  

No segundo dia de webinar, constatou-se uma participação mais ativa por parte dos farmacêuticos presentes. Foram expostos, pelas preletoras, dois casos clínicos reais presenciados em farmácia comunitária. Os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões e partilhar experiências tornando mais rica a discussão programada para a sessão. 

Por fim, conclui-se que o farmacêutico tem um papel fulcral na promoção da adesão à terapêutica, no controlo dos fatores de risco e no acompanhamento de co morbilidades e cada vez uma realidade multimorbilidades. 

Webinar organizado em parceria com: