Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Mensagem do Bastonário
Caros e Caras Colegas.
Portugueses e Portuguesas.

Vivemos um momento importante na história da Ordem dos Farmacêuticos. Temos finalmente uma sede histórica renovada, que nos enche de orgulho, projetada para o futuro, aberta aos farmacêuticos e a toda a sociedade, que nos vai seguramente ajudar a desenvolver ainda mais os objetivos a que nos propomos: uma Ordem independente, transparente, próxima e útil.

Será a verdadeira casa do farmacêutico, dos farmacêuticos de norte a sul do país, das regiões autónomas, dos muitos farmacêuticos na diáspora. Dos mais jovens aos que já estão reformados. Dos que desempenham a atividade farmacêutica em cada uma das muitas áreas profissionais. Dos farmacêuticos de língua portuguesa. Dos estudantes de ciências farmacêuticas, desde o primeiro ano e, por maioria de razão, dos Membros Estudantes da Ordem dos Farmacêuticos. Esta nova casa será um catalisador no nosso desígnio de aproximar a Ordem aos farmacêuticos e à sociedade.

Temos ambiciosos planos para a dinamizar. Para a tornar num importante polo cultural e científico da cidade de Lisboa e da profissão farmacêutica. Claro que a sede renovada não resolverá, muitos do problemas e desafios que enfrentamos, como ordem profissional, como classe, como profissionais de saúde e no contexto da saúde e da política nacionais. Estes assuntos trataremos noutras ocasiões, noutras sessões públicas ou em interações institucionais com as múltiplas entidades do setor da Saúde.

A Ordem dos Farmacêuticos está atenta ao desenvolvimento dos sistemas de saúde e aos novos modelos de prestação de cuidados. Ao longo deste mandato temos desenvolvido um trabalho intenso na definição e implementação de novas Competências Farmacêuticas formalmente atribuídas e reconhecidas: em Oncologia, em Saúde Pública, em Investigação Clínica, em Medicina Farmacêutica e em Gestão e Administração de Unidades de Saúde.

O objetivo deste processo é ter farmacêuticos diferenciados e preparados para os novos desafios que a Saúde apresenta. Os farmacêuticos têm que estar preparados, como sempre, para enfrentar os desafios com competência e vantagem competitiva do ponto de vista técnico como científico.

Com o mesmo princípio, constituímos vários novos grupos de trabalho e grupos de interesse. Para reflexão sobre algumas áreas estratégias para a profissão. Nas áreas dos Ensaios Clínicos, da Avaliação de Tecnologias e Acesso ao Mercado, da Radiofarmácia, dos Cuidados Continuados, Paliativos e Geriatria, mas também na área da Sustentabilidade Ambiental.

Estes grupos permitem ainda termos maior capacidade de resposta aos vários desafios e solicitações com que a Ordem é confrontada em cada vez maior número. Queremos liderar a discussão sobre pontos essenciais para o futuro do sistema de saúde e, de um modo particular, do nosso Serviço Nacional de Saúde.

O Bastonário
Helder Mota Filipe