As doenças não transmissíveis, incluindo doenças cardiovasculares, doenças oncológicas, diabetes e doenças respiratórias, são responsáveis por cerca de 70% da mortalidade em todo o mundo.

A epidemia das doenças não transmissíveis representa consequências devastadoras para os indivíduos, famílias e comunidades, ameaçando a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Os custos socioeconómicos associados a estas patologias, tornam a prevenção, gestão e controlo destas doenças uma prioridade.

A acessibilidade aos serviços disponibilizados pelos farmacêuticos comunitários e de laboratórios de análises clínicas coloca-os numa posição privilegiada para minimizar o impacto das doenças não transmissíveis, pela sua capacidade de estimular a prevenção, o diagnóstico precoce e prestar aconselhamento especializado.

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) desenvolveu e divulgou um relatório "Beating non-communicable diseases in the community: the contribution of pharmacists, em que destaca o envolvimento destes profissionais na prevenção, diagnóstico precoce e gestão de doenças não transmissíveis.

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos organiza, no próximo dia 2 de julho, pelas 21:00 horas, a 1ª edição do Ciclo de Conferências do ano de 2020, que pretende debater: "O contributo dos farmacêuticos na intervenção em doenças não transmissíveis”.

Reconhecendo a relevância de debater o potencial da intervenção dos farmacêuticos no que concerne a este tipo de doenças, envolver a sociedade civil e compreender a relevância da participação dos farmacêuticos e das associações de pessoas com doença torna-se imprescindível.

Inscreva-se nesta 1ª edição do Ciclo de Conferências do ano de 2020 subordinada ao tema: "O contributo dos farmacêuticos na intervenção em doenças não transmissíveis”.

Programa brevemente disponível.

Pode inscrever-se aqui.

Debater a atualidade. Desafiar o futuro.

Convidados