Geração Saudável na Madeira

19 Fevereiro 2018
Geração Saudável na Madeira
A Geração Saudável (GS) está, pela primeira vez, na Região Autónoma da Madeira para promover a saúde junto de todas as faixas etárias, entre os dias 19 e 23 de fevereiro. O projeto desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos juntou os seus dois principais públicos-alvo: as crianças e jovens em idade escolar e a população sénior, para um conjunto de ações subordinadas aos temas do Uso Responsável do Medicamento, da Diabetes e das Dependências e Comportamentos Aditivos.

Com um programa próprio para esta semana, a Geração Saudável vai visitar as turmas de 5º e 6º ano das Escolas do 2º e 3º Ciclo Dr. Horácio Bento Gouveia, dos Louros e Bartolomeu Perestrelo, em ações que irão abranger mais de 800 alunos.

As ações junto dos mais novos decorrem num ambiente descontraído, mais informal, com uma marcada componente formativa e pedagógica, em que alunos, professores, auxiliares, pais e encarregados de educação são convidados a conhecer e aprofunda os seus conhecimentos em temática relacionadas com saúde, particularmente no que respeita o uso adequado e responsável do medicamento.

Por outro lado, a Geração Saudável Sénior irá visitar os idosos do Centro Cívico do Funchal e os alunos da Universidade Sénior do Funchal, promovendo a dinamização de iniciativas direcionadas para a população mais idosa, tais como a importância de cumprir o plano terapêutico ou as estratégias para gestão da sua medicação, promovendo não só a literacia em saúde, mas contribuindo também para uma melhor qualidade de vida desta mesma população.

O projeto Geração Saudável nasceu em 2011, somando, durante este período, intervenções em mais de 310 escolas, que abrangeram mais de 59.600 alunos e 2.600 professores, num total de mais de 7.200 horas de formação que contribuem diretamente para a promoção da saúde dos jovens nas escolas.

Lançado no final de 2016, a Geração Saudável Sénior dirige-se a uma população mais idoso e abrange visitas a Centros de Dia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), em ações de formação ministradas por farmacêuticos voluntários, que, sempre que possível, são também provenientes das áreas geográficas visitadas, fomentando-se assim o contacto e a proximidade da população com o farmacêutico, por um lado, e um aconselhamento em saúde prestado por profissionais qualificados, por outro.

Para ficar a saber mais sobre a Geração Saudável clique aqui.

Acompanhe também as ações do projeto nas redes sociais Facebook e Instagram.