Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Eleições Triénio 2022-2024

ELEIÇÕES

Eleições Triénio 2022-2024
Eleições para o Conselho do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares - Triénio 2022-2024 | 02/07/2022 
Consulte as Listas Candidatas ao CCEAR - Triénio 2022-2024 
Resultados Oficiais das Eleições para os Órgãos Sociais da Ordem dos Farmacêuticos - Triénio 2022-2024 | 05/02/2022 | Clique aqui
As eleições para os órgãos sociais da Ordem dos Farmacêuticos (OF), em fevereiro de 2022, elegeram todos os órgãos nacionais e regionais da instituição para o triénio 2022-2024, à exceção dos membros do Conselho do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares (CCEAR-OF), por ausência de candidaturas. O Conselho cessante tem vindo assim a assegurar o funcionamento deste Colégio de Especialidade, prolongando o seu mandato além dos três anos definidos estatutariamente.

Impõe-se assim a marcação de um sufrágio exclusivo para eleição do novo CCEAR-OF, tendo o presidente da Mesa da Assembleia Geral da OF, na qualidade de presidente da Comissão Eleitoral, procedido ao agendamento deste ato eleitoral para o dia 2 de julho de 2022.

Tendo em conta o reduzido número de eleitores, a Comissão Eleitoral determinou a disponibilização de 2 (duas) modalidades de voto para os farmacêuticos especialistas em Assuntos Regulamentares exercerem o seu direito: voto presencial e voto por correspondência. Suprime-se deste modo a votação eletrónica disponibilizada no sufrágio realizado em fevereiro, fundamentalmente pelos elevados custos inerentes ao processo. Não obstante, os serviços da OF asseguram o envio atempado dos Boletins de Voto por correspondência para o domicílio de todos os eleitores.

Pelos mesmos motivos, a Comissão Eleitoral determinou um horário mais reduzido para funcionamento das Mesas de Voto, no dia 2 de julho, entre as 10:00 e as 14:00 horas.

Independentemente da modalidade escolhida, os farmacêuticos especialistas que desejam participar no sufrágio devem ter a sua situação regularizada, com as quotizações em dia e o endereço do domicílio registado na OF atualizado, para receção dos boletins do voto por correspondência.

São farmacêuticos eleitores, e podem também ser candidatos ao CCEAR-OF, todos os farmacêuticos especialistas em Assuntos Regulamentares com a inscrição em vigor e regular, com as quotizações pagas até três meses antes da realização do ato eleitoral (março de 2022, inclusive), podendo este pagamento ocorrer até às 18:00 horas do dia 26 de abril de 2022, bem como todos os farmacêuticos especialistas a quem tenha sido concedida a isenção do pagamento de quotas (por reforma ou doença prolongada).

A regularização da quotização é realizada através da respetiva Secção Regional, nas modalidades de pagamento por estas disponibilizadas. Em harmonia com o Regulamento de Quotas e Taxas, os pagamentos por transferência bancária consideram-se efetuados dentro do prazo quando a ordem de débito seja igual ou anterior à data-limite acima mencionada, devendo os membros proceder, obrigatoriamente, ao envio por e-mail do comprovativo para a respetiva Secção Regional (os pagamentos por multibanco e débito direto estão excluídos do envio de comprovativo).

Os primeiros cadernos eleitorais serão afixados na sede provisória nacional, nas sedes das Secções e Delegações Regionais e na área reservada aos membros da página eletrónica da OF até ao dia 27 de abril de 2022.

Até 4 de maio de 2022
, podem ser apresentadas reclamações à Comissão Eleitoral sobre a não inscrição ou inscrição irregular de farmacêuticos nos cadernos eleitorais.

Nos termos do Regulamento Eleitoral e Referendário, as quotizações podem, no entanto, ser regularizadas depois da afixação dos primeiros cadernos eleitorais, até ao 40.º dia anterior (4 de maio de 2022) à realização do ato eleitoral.

O prazo para apresentação de listas candidatas ao CCEAR-OF termina a 11 de maio. As listas devem ser subscritas por um mínimo de 30 farmacêuticos eleitores ou 10% do universo de eleitores para o CCEAR-OF.

A Comissão Eleitoral apela à mobilização de todos os farmacêuticos especialistas para a escolha do CCEAR-OF.
________________________________________________________________________________
Tem dúvidas sobre as Eleições para os órgãos sociais da Ordem dos Farmacêuticos?
Contacte-nos através do email eleicoes@ordemfarmaceuticos.pt ou da SuperLinha Eleições OF (213 191 381).